Joaçaba inaugura Memorial Rogério Sganzerla durante encerramento da I Mostra Fita 6u255h

Na última sexta-feira (16), Joaçaba celebrou o encerramento da I Mostra Fita – A música nas fitas de cinema de Rogério Sganzerla com um marco histórico para a cultura local: a inauguração do Memorial Rogério Sganzerla, na Casa de Cultura que leva o nome do cineasta. A ação, realizada em parceria com a Cinemateca Catarinense, dá início a um espaço permanente de homenagem a um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro. z5u6p

Distribuído pelas quatro paredes de uma das salas da Casa de Cultura, o memorial apresenta um recorte afetivo e informativo da trajetória de Sganzerla. A narrativa começa com uma linha do tempo destacando os principais fatos dos seus 57 anos de vida. Ao lado, fotos da infância e da família revelam o menino de Joaçaba que viria a conquistar o mundo com sua ousadia e genialidade cinematográfica.
Na parede oposta, uma seleção da filmografia completa do cineasta acompanha uma instalação com máquina de escrever e cadeira – um convite para que os visitantes deixem mensagens inspiradas em sua obra. Sganzerla costumava dizer que começou no cinema com a máquina de escrever, em alusão ao seu início como jornalista e crítico.

Outro destaque é a ilustração do icônico filme O Bandido da Luz Vermelha, onde a palavra “Joaçaba” aparece grafada em um muro branco – uma referência simbólica ao vínculo entre o cineasta e sua cidade natal. Complementando o ambiente, estão expostos livros sobre sua vida e sobre o movimento estético do Cinema Marginal, ao qual sua obra é frequentemente associada. Uma TV de tubo exibe entrevistas, trechos de filmes e homenagens que ajudam a compor o panorama de sua importância cultural.

O Secretário de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos, Paulo Krause, destacou o valor simbólico da inauguração para o município. “Inaugurar o Memorial Rogério Sganzerla é mais do que celebrar a trajetória de um dos maiores nomes do cinema nacional – é reconhecer a identidade cultural de Joaçaba e o poder transformador da arte. Sganzerla levou o nome da nossa cidade para o mundo com criatividade, irreverência e coragem, e agora temos um espaço permanente que honra esse legado. O memorial é um convite à reflexão, à inspiração e ao orgulho de pertencimento. Que este seja apenas o início de muitas ações voltadas à valorização da nossa história e dos nossos artistas.”, falou Paulo.

Fonte: Ascom

Colaboração com Cristina De Marco

Veja agora 2l6x68

Atleta de Joaçaba é convocada pela Confederação Brasileira de Bton b1u43

A atleta joaçabense Letícia Pinto Andres (AMOB), de apenas 17 anos, acadêmica de Educação Física …