Lei dos Caminhoneiros volta a ser discutida em Brasília pela Comissão de Infraestrutura 3u3z6u

A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou nessa semana a realização de audiência pública para debater a viabilidade de alguns pontos da Lei 13.103, de 2015, conhecida como Lei dos Caminhoneiros. A audiência atende ao pedido feito pelo senador Esperidião Amin, que questiona a precariedade da infraestrutura de pontos de repouso e descanso nas rodovias do país. i6n5b

O senador afirmou que a lei estabeleceu para os caminhoneiros, em nome da segurança, jornadas de trabalho com paradas em pontos de descanso para os motoristas, com pausas de 30 minutos a cada 6 horas de trabalho.

Contudo, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2023, definiu que os caminhoneiros devem cumprir, a cada 24 horas de trabalho, um descanso integral de 11 horas, o que é impraticável, na avaliação de Esperidião Amin.

Presidente da Comissão de Infraestrutura, o senador Marcos Rogério (PL-RO) concordou com Esperidião Amin. Ele lembrou que a falta de pontos de descanso nas estradas brasileiras é um problema nacional e disse que já tem tratado do assunto com órgãos reguladores e de fiscalização, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Veja agora 2l6x68

Motorista de caminhão fica ferido após tombamento de veículo em Herval d’Oeste g3u5w

Por volta das 04h da manhã desta quinta-feira (22) o Corpo de Bombeiros Militar foi …